O relacionamento a dois é voltar para casa

Ilustração de uma casa com a porta iluminada e duas pessoas chegando por um caminho

Há relações que começam com uma sensação difícil de explicar.

Conhecemos alguém há pouco tempo, mas alguma coisa naquela presença parece estranhamente familiar. O modo de olhar, de se aproximar, de cuidar. Às vezes, até o modo de se afastar.

É como reconhecer alguém que nunca vimos.

Talvez por isso algumas relações nos atravessem tão rapidamente. Antes que saibamos muito sobre aquela pessoa, alguma parte de nós parece já saber alguma coisa.

Tenho pensado que o relacionamento a dois pode ser, em muitos momentos, uma volta para casa.

Mas casa, aqui, não significa necessariamente um lugar bom.

Casa é o primeiro território afetivo que conhecemos.

Foi ali que aprendemos, muito antes de termos palavras para isso, como o amor circulava. Como alguém se aproximava. Como se afastava. O que acontecia quando havia conflito. Quem podia demonstrar fragilidade. Quem precisava ser forte. Como a autoridade se exercia. Quanto espaço havia para afeto, silêncio, medo, reconhecimento, abandono, cuidado.

Não saímos da infância carregando apenas lembranças.

Saímos dela carregando formas de nos relacionar.

E talvez seja por isso que, em certos encontros da vida adulta, exista uma espécie de reconhecimento silencioso: alguma coisa naquela relação conversa com algo que já conhecemos.

Jung percebeu muito cedo a força dessas primeiras experiências afetivas. Em seus estudos sobre associações familiares e, posteriormente, ao desenvolver a ideia das imagos parentais, observou que as imagens psíquicas construídas na relação com pai e mãe não desaparecem simplesmente quando crescemos.

Elas podem continuar participando da maneira como encontramos o mundo.

Em Sobre a Psicologia do Inconsciente, Jung escreve sobre um movimento particularmente interessante: sentimentos originalmente ligados às figuras parentais podem ser transferidos, mais tarde, para outras pessoas. A imagem materna pode reaparecer na relação conjugal; a autoridade paterna pode ser deslocada para professores, superiores ou instituições.

Isso amplia muito a questão.

Porque não estamos falando apenas de amor.

Estamos falando da forma como nos relacionamos com intimidade, autoridade, pertencimento, conflito, reconhecimento e poder.

A mulher que cresceu precisando conquistar atenção talvez descubra, muitos anos depois, que se sente inexplicavelmente atraída por relações nas quais precisa novamente conquistá-la.

Alguém que aprendeu muito cedo a apaziguar conflitos pode tornar-se extremamente hábil em perceber as necessidades de todos — e ter enorme dificuldade de perceber quando está abandonando as próprias.

Quem viveu a autoridade como algo imprevisível pode encontrar essa história novamente não apenas no casamento, mas diante de um chefe, de uma instituição ou de qualquer relação em que o poder esteja distribuído de maneira desigual.

Isso não significa que estamos condenados a repetir nossa infância.

Nem que toda escolha amorosa possa ser explicada pela relação com nossos pais.

A vida psíquica é muito mais complexa do que isso.

Significa apenas reconhecer que chegamos aos encontros com uma história.

E que, muitas vezes, aquilo que chamamos simplesmente de “química”, rejeição, admiração, irritação ou encantamento contém também elementos que pertencem a nós.

É aqui que a ideia de projeção se torna tão importante.

Quando algo inconsciente nosso encontra uma pessoa capaz de carregá-lo, podemos começar a nos relacionar não apenas com quem está diante de nós, mas também com aquilo que depositamos nela.

O outro passa a ocupar um lugar que não sabe que recebeu.

E nós podemos amar, temer, admirar, combater ou tentar transformar nele algo cuja história começou muito antes daquele encontro.

Talvez amadurecer uma relação envolva justamente retirar, pouco a pouco, aquilo que colocamos sobre o outro para finalmente conseguir encontrá-lo.

Não é deixar de ter história.

É deixar de exigir que o presente represente eternamente o passado.

E há algo especialmente bonito nisso.

Porque, se algumas relações nos levam de volta a lugares antigos, elas não precisam necessariamente nos levar de volta para repeti-los.

Podem nos levar de volta para reelaborá-los.

Talvez seja essa uma das possibilidades mais profundas de um encontro: encontrar novamente uma questão antiga, mas já não sendo exatamente a mesma pessoa que a viveu pela primeira vez.

Agora podemos reconhecer.

Podemos nomear.

Podemos escolher.

Podemos permanecer onde antes fugíamos. Sair de onde antes permanecíamos. Colocar limites onde antes havia medo. Receber cuidado sem desconfiar dele. Descobrir que intimidade não precisa significar perda de autonomia. Ou perceber que aquilo que durante muito tempo chamamos de amor talvez fosse apenas uma forma conhecida de tentar obtê-lo.

Vinicius de Moraes escreveu que “a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.

Talvez parte desses desencontros aconteça justamente porque duas pessoas nunca chegam sozinhas a uma relação.

Chegam acompanhadas de suas histórias, suas imagens interiores, seus afetos antigos, suas expectativas e seus modos aprendidos de amar.

Por isso gosto de pensar que algumas relações são uma volta para casa.

Não porque devamos retornar àquilo que fomos.

Mas porque certos encontros nos devolvem a lugares internos que ainda precisam ser conhecidos.

E, quando há consciência, voltar para casa pode deixar de significar repetir a casa de onde viemos.

Pode significar, finalmente, começar a construir dentro de nós um lugar diferente para habitar.

Talvez o encontro mais transformador não seja aquele em que finalmente encontramos a pessoa certa, mas aquele em que conseguimos encontrar o outro sem pedir, inconscientemente, que ele seja alguém do nosso passado.


Fontes

C. G. Jung, Estudos Experimentais, §§ 1008–1009; Civilização em Transição, §§ 71–73; Psicologia do Inconsciente, § 89. Obras Completas, 15a reimpressão, 2022.